Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise do ensino de geografia,
através das práticas pedagógicas. Utilizadas pelos professores de geografia do
ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedrosa (EEMOAP)
Sapé/PB. Foram preocupações pertinentes nessa pesquisa, compreender como os
alunos da referida escola do ensino médio, estão sendo motivados a estudar
geografia, qual é o entendimento que eles têm da geografia como ferramenta de
compreensão da realidade do mundo e de suas realidades locais. Os procedimentos
metodológicos utilizados foram: pesquisas bibliográficas, a pesquisa de campo,
levantamento de dados com os gestores da escola, observações de aulas durante a
realização do estágio supervisionado no ano de 2014, após o estágio também foram
aplicados questionários na escola com os alunos no ano de 2016. Os dados dos
questionários com os alunos foram apresentados de maneira porcentual na qual é
possível ver a compreensão que os alunos têm da importância da geografia. Ao
concluir este trabalho, percebemos que a prática pedagógica nesta escola é
tradicional com aulas expositivas onde, uma grande parte dos alunos não dá á
devida importância para as aulas, por considerarem que os conhecimentos
adquiridos, não serão utilizados por eles no futuro quando conseguirem o primeiro
emprego.
Descrição:
GOMES, J. M. dos S. O ensino de geografia no nível médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Odilon Alves Pedrosa (EEMOAP) Sapé - PB. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.