dc.description.abstract |
Este Trabalho tem como finalidade relatar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência teve como principal motivação a escassez de conteúdos que realizassem uma reflexão acerca da temática de Gênero no contexto do ensino de Geografia, e sendo delimitada a partir das propostas dos PCNS. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar algumas reflexões discutindo as questões referentes ao Gênero Mulher e suas representações no ensino de Geografia, enfocando a participação das mulheres no mundo do trabalho, investigando a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, procurando evidenciar sua trajetória e função em diferentes tempos na sociedade, seus papéis e influências na sociedade, propondo uma discussão entre professores e alunos, cabendo ressaltar a necessidade e importância de o professor discutir os temas transversais, interligando a discussão de Gênero Mulher no ensino de Geografia. A pesquisa, de natureza pesquisa-ação, foi realizada numa perspectiva qualitativa, através das intervenções pedagógicas durante as aulas de Geografia, a partir dos conteúdos que possibilitassem introduzir nesse contexto a discussão da referida temática, as intervenções foram feitas por graduandos do curso de Geografia da UEPB, bolsistas do PIBID/CAPES, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, Campina Grande – PB. O projeto foi desenvolvido por etapas, iniciando com a aplicação dos questionários sobre o ensino de Geografia onde se buscou identificar possíveis lacunas no mesmo, logo após introduzimos a temática para os alunos a partir de textos, debates e vídeos, buscando identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Na segunda etapa, buscamos realizar uma oficina para a produção de redações instigando a escrita e leituras dos alunos. Nesta mesma etapa, iniciou-se uma produção de cartazes pedagógicos buscando analisar as diversas posições da mulher na sociedade atual. Nesta etapa, notamos a motivação dos alunos em interagir com a temática; na terceira etapa, procuramos promover uma oficina de vídeos com o objetivo de verificar como as mulheres estão inserida no mundo do trabalho. Concluímos o desenvolvimento do projeto com a apresentação da culminância mostrando a importância de discutir a transversalidade entre Gênero Mulher e ensino de Geografia em sala de aula, reconhecendo a importância da figura feminina na sociedade. Os resultados preliminares demonstraram que a experiência obtida através dessa intervenção possibilitou aos alunos do Ensino Médio um melhor aprendizado e compreensão a respeito da inserção das mulheres no mundo do trabalho, ressaltando a sua importância e suas trajetórias na sociedade, mostrando a transversalidade em espaço geográfico e temas transversais, nas quais suas discussões são de extrema importância no mundo contemporâneo complexo e desigual contribuindo, assim, para a formação crítica-social do alunado. |
pt_BR |