Resumo:
O presente trabalho analisa as imagens e os discursos produzidos sobre o feminino na
imprensa campinense na década de 1950. A fim de reconhecer a visibilidade feminina
na imprensa, selecionamos os lugares e discursos na imprensa campinense sobre as
propagandas de produtos domésticos e as imagens de mulheres desempenhando
atividades do lar, buscando a imprensa “seduzi-las” com os novos e modelos produtos
anunciados nas propagandas. Desta forma, constituímos um diálogo entre fontes escritas
e iconográficas para reunir as imagens e os discursos escassos e dispersos que nos
informam sobre as representações de produtos que seduziam, principalmente, o público
feminino. A partir dessas imagens, buscamos compreender o jogo de intenções,
contendo ou não descrição em palavras, que estimulava o/a leitor/a a produzir uma outra
linguagem: a visual. Apesar desse apelo evidenciado pelas imagens sobre o feminino,
não dispensamos os textos escritos, capazes de inscrever os modos e atitudes de
feminilidade apoiados pelos signos da modernidade. Por fim, dialogaremos tanto com
fontes escritas como as imagens fotográficas, tendo como suporte teórico-metodológico
as contribuições da História Cultural.
Descrição:
SANTANA, A. M. S. Belas, elegantes e maternais: imagens do feminino e jogos discursivos na imprensa campinense (1945-1959). 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.