dc.description.abstract |
A cidadania é um dos assuntos mais polêmicos e discutidos atualmente na sociedade
brasileira. Esta questão não é nova, mas sim de longos anos, uma vez que está ligada a luta
pela emancipação do indivíduo, no processo de formação e consolidação do Estado-Nação.
Nesta perspectiva foi realizado um perfil do usuário da Unidade Básica de Saúde das Juremas
- Malvinas I e desenvolvido um processo de trabalho assistencial, estimulando a
reivindicação de seus direitos e o exercício da cidadania. Quanto aos aspectos metodológicos
elaborou-se uma proposta que norteasse a investigação/ação de acordo com a realidade e
implementada na Unidade Básica de Saúde, tendo como público alvo para realização das
entrevistas os seus usuários, os quais eram abordados de forma aleatória entre os que
estavam aguardando atendimento nos ambulatórios existentes na instituição. Quanto aos
resultados constatou-se que a profissão dos usuários está condizente com o grau de instrução e
consequentemente, a renda familiar, pois nesta concepção um está interligado ao outro. A
partir do conhecimento da instituição e de seus programas assistenciais de saúde oferecidos a
população, os usuários evidenciaram a importância destes serviços o que foi observado
através da análise dos seus interesses e expectativas. Constatou-se que a UBS das Juremas –
Malvinas I é uma instituição com espaço físico precário para atender uma significativa
parcela da população do bairro, com uma estrutura operacional bem aparelhada, no entanto,
lhe faltam equipamentos suficientes, materiais de insumos e de expediente, além de espaços
físicos adequados. Em se tratando do SUS - Sistema Único de Saúde, 28,3% dos usuários não
sabem nada a respeito do mesmo, ficando apenas 6,6% sabendo do que se trata, e em torno de
60% não deram uma resposta condizente. Compreende-se que o SUS é uma política pública
de saúde destinada a atender a população de um modo geral, mas, atualmente, o atendimento
do mesmo se encontra precário, prejudicando as classes menos favorecidas. Entretanto, isto
não justifica a total desinformação dos usuários a respeito do SUS, pois mais de 90%
desconhecem que este é um direito conquistado constitucionalmente. Por fim, face aos
resultados obtidos com a realização das entrevistas, o Serviço Social propôs estabelecer ações
junto aos usuários para que estes realmente desfrutassem dos benefícios enquanto cidadãos. |
pt_BR |