Resumo:
O mundo é cada vez mais afetado por transformações decorrentes de fatores, cuja relevância na vida das pessoas é de suma importância. Dentre eles, o trabalho ocupa um dos lugares de maior destaque. Diante disso, surge a necessidade/preocupação de se estudar a qualidade de vida dos colaboradores dentro da empresa. Assim, o objetivo dessa pesquisa é estudar o nível de satisfação dos funcionários concursados do Banco do Brasil S/A, dentro das agências Mamanguape e João Pessoa, a fim de identificar os fatores que causam a insatisfação e propor melhorias. Para tanto, utilizamos o método de Survey e elaboramos questionários, definindo como parâmetros os indicadores de Walton, através dos quais podemos coletar os dados e, após análise, elaborar sugestões para melhorar os resultados. Nossa pesquisa teve uma amostra de 20 colaboradores, escolhidos de forma aleatória na agência supra citada. O resultado geral demonstrou a insatisfação dos colaboradores em relação às atuais práticas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e reflete a atual condição de sobrecarga de trabalho que os mesmo estão expostos em suas unidades de trabalho. Assim, esperamos com o resultado dessa pesquisa, evidenciar ainda mais as condições de QVT desses trabalhadores e colaborar com a melhoria das mesmas.
Descrição:
SILVA, Fernando José Amorim Gomes da. Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre o Banco do Brasil – Agência Mamanguape. 2011. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.