Resumo:
Este trabalho tem como tema a Gestão de Pessoas no Serviço de Saúde, por entender a importância dessa atividade para a qualidade do atendimento nos serviços de saúde. A gestão de pessoas é uma das atividades que deve ser muito bem planejada em qualquer organização pública ou privada. No serviço Público, estas atividades são de suma importância, pois, os trabalhadores públicos ingressam nestes serviços por diferentes meios; uns selecionados por concursos públicos, outros por processos seletivos, por cargos em comissão e por contratação para prestação de serviços. Neste sentido, a referente pesquisa buscou identificar como é realizada a atividade de gestão de pessoas em uma organização pública. Teve como objetivo geral conhecer as atividades de Gestão de Pessoas desenvolvidas pela DGTES da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa– PB e os objetivos específicos: identificar as atividades e as ações desenvolvidas pela Gerência de Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa – PB; levantar as atividades que são desenvolvidas pela Gerência do Trabalho na Saúde da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa – PB; listar quais foram os processos de treinamento e de desenvolvimento para os servidores da saúde realizado pela Diretoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa – PB. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de análise documental e de método qualitativo. Para a coleta de dados foi utilizado entrevista informal sobre as atividades do setor. As informações foram colhidas através de levantamento de documentos que registram as atividades de gestão de pessoas na referida Diretoria. Os registros encontrados foram dispostos em forma de relatório descritivo. Foi realizada uma descrição das atividades encontradas no referido ambiente público, expondo as ações que são realizadas e elencando algumas sugestões para a implantação de ações que não forem encontradas nas rotinas da organização. Identificamos que a DGTES é uma diretoria de muita importância para as relações de trabalho na saúde, pois, tem a função de promover ações para desenvolver atividades a que venha transformar a forma de trabalhar saúde, visando sempre a qualidade do atendimento prestado a população e aos trabalhadores que utilizam e compõem respectivamente o SUS
Descrição:
SABINO, Max Martins. Gestão de pessoas no serviço público de saúde: um levantamento das atividades desenvolvidas pela diretoria da gestão do trabalho e educação na saúde do município de João Pessoa-PB. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.