Resumo:
O objetivo deste trabalho foi apresentar uma proposta de atividade para ensinar os conceitos relacionados à Estatística na Educação Básica através da metodologia de Resolução de Problemas. Para isso, apoiamo-nos na teoria de Polya e Onuchic (2014). Também verificamos como se desenvolve o ensino de Estatística neste nível de escolaridade e qual a contribuição da Estatística para a aprendizagem de Matemática dos alunos. Para isto, elaboramos uma proposta de cinco atividades em forma de sequências didáticas. A metodologia de pesquisa utilizada foi à pesquisa bibliográfica baseado na Resolução de problemas e a Estatística. As atividades propostas também poderão ser utilizadas por professores na realização de atividades semelhantes para o Ensino de Estatística além de oportunizar a discussão de temas transversais.
Descrição:
LUCAS, I. J. Resolução de problemas e sequências didáticas: proposta de ensino de estatística visando a Educação Básica 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.