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A influência da educação financeira na administração das finanças: uma análise das decisões financeiras dos acadêmicos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior pública da Paraíba no período de 2015-2016

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dc.contributor.author Santos, Tharliane Alexandre dos
dc.date.accessioned 2017-10-11T21:57:05Z
dc.date.available 2017-10-11T21:57:05Z
dc.date.issued 2017-08-16
dc.identifier.other CDD 658.15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14798
dc.description SANTOS, T. A. A influência da educação financeira na administração das finanças: uma análise das decisões financeiras dos acadêmicos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior pública da Paraíba no período de 2015-2016. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa teve como objetivo identificar o nível de educação financeira obtido pelos acadêmicos do curso de ciências contábeis em instituições de ensino superior pública com relação a atitudes de consumo, investimento e poupança. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo utilizando a pesquisa bibliográfica e de levantamento através de questionário aplicado aos alunos iniciantes e concluintes do curso de ciências contábeis de instituições de ensino superior. As informações foram tratadas com a utilização do programa estatístico SPSS, com o intuito de tabular os dados, na medida em que foram coletadas as informações. Observou-se de maneira geral, que apesar da maioria dos respondentes não apresentarem uma boa relação com a organização de seus recursos, estes se mostraram com um certo conhecimento na área de finanças, ou seja, apresentaram uma associação ao conhecimento desenvolvido nessa área confirmado pelos resultados estatisticamente significantes, pôde-se constatar ainda, que estes em sua maioria não apresentaram um comportamento que demonstrasse organização efetiva de suas aquisições através principalmente de anotações em cadernos e planilha eletrônica. Detectou-se que estes realizam pequenos investimentos e destinam também parte de seus recursos para aplicações com baixo retorno, apesar de desconhecerem informações ligadas ao mercado financeiro. Diante essas informações, percebe-se claramente um nível mediano de conhecimentos relacionados à educação financeira, onde esta é refletida na administração das finanças, ajudando nas decisões de compra, poupança, consumo e investimento, ou seja, auxiliando os indivíduos a tomarem decisões conscientes de forma a prevenir situações não desejáveis no futuro. Assim, pretendeu-se, nessa investigação contribuir de forma para disseminação da cultura da educação financeira, pois é um tema muito presente no dia-a-dia das empresas e pessoas, e por ser ainda pouco discutido pela sociedade brasileira, por despertar pouca atenção nos meios acadêmicos e pela necessidade de ampliar o desenvolvimento do conhecimento refletido por grande parte da população e ainda pela baixa produção acadêmica e publicações científicas. pt_BR
dc.description.sponsorship Cristiane Gomes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Decisões financeiras pt_BR
dc.subject Planejamento financeiro pt_BR
dc.title A influência da educação financeira na administração das finanças: uma análise das decisões financeiras dos acadêmicos de Ciências Contábeis em instituições de ensino superior pública da Paraíba no período de 2015-2016 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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