dc.contributor.author |
Santos, Renata Andréia dos |
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dc.date.accessioned |
2017-10-16T17:11:09Z |
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dc.date.available |
2017-10-16T17:11:09Z |
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dc.date.issued |
2017-09-28 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.27 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14803 |
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dc.description |
SANTOS, Renata Andréia dos. Políticas públicas e práticas educativas: A importância da avaliação no processo de aprendizagem. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
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dc.description.abstract |
A repetência nas escolas de todo o Brasil e o baixo desempenho dos nossos alunos principalmente na leitura e na escrita tem sido uma grande preocupação para pais, professores e especialistas em educação. Embora se divulgue amplamente pelo governo os avanços da educação, na prática não é bem o que presenciamos. Uma das questões levantadas se refere a como o corpo docente avalia estes alunos e acompanha o desenvolvimento dos mesmos, tendo em vista que eles passam para a série adiante com as mesmas dificuldades já apresentadas anteriormente. Este trabalho tem o objetivo de verificar até que ponto as políticas públicas – em especial aquelas ligadas à avaliação – tem influenciado as práticas educativas dos docentes para que efetivamente eles possam sistematizar o desenvolvimento de seus alunos acompanhando progressos, retrocessos e estagnações e ainda constatar se as formas de avaliação que usam têm sido uma ferramenta positiva na busca de um ensino de qualidade. Os procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento deste estudo foram pesquisas qualitativas e quantitativas através de estudos dos teóricos da educação: Lukesi (2001), Hoffmann (1998), Vasconcelos (1995) e Zabala (1998), depoimentos, entrevistas e resultados de avaliações feitas em uma escola pública. Os resultados demonstram que há muito que se estudar e repensar para que realmente a avaliação mostre verdadeiramente em que nível de aprendizagem o aluno ou a aluna se encontra. Só desta maneira se podem traçar metas objetivas buscando a excelência no ensino e aprimorando habilidades que o aluno precisa ter para poder seguir adiante com a capacidade de acompanhar a série. As práticas pedagógicas da equipe no que se refere à avaliação devem ser similares para que o desempenho do aluno de fato aconteça |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Wallwnw de Oliveira Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
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dc.subject |
Políticas publicas |
pt_BR |
dc.subject |
Pratícas educativas |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas e práticas educativas: A importância da avaliação no processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |