Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso TCC, tem como objetivo geral analisar e contribuir para o desenvolvimento da proposta curricular da educação do campo desenvolvida na Escola Presidente João Suassuna,situada na zona rural na propriedade de Gargaú a 25 km do Centro da cidade, é conhecida como Comunidade da UTINGA cujo nome é de origem indígena e significa “Água Branca”. Os objetivos específicos foram pautados na prática pedagógica em sala de aula e na dimensão que esta ação está sendo levada para a comunidade escolar como:
analisar e compreender o currículo da escola do campo; Verificar a relação teoria e prática para melhor entender a organização, dinâmica e objetivo das salas multisseriadas; contruibuir com a concepção de currículo na perspectiva da educação do campo no olhar do educador através de Temas Geradores. Para tanto, será articulada uma análise das especificidades do meio rural e o processo de ensino e aprendizagem no currículo da educação do campo. Para o conhecimento histórico do currículo é feito um embasamento do currículo como construção social do conhecimento e uma perspectiva histórica das concepções curriculares, fazendo assim um resgate do currículo interligando com a Educação do Campo, comentando sobre os princípios pedagógicos da proposta curricular de educação do campo. Diante disto, é relatada a experiência pessoal vivenciada na Escola Municipal Presidente João Suassuna, caracterizando
e localizando a escola, vivenciando este currículo no olhar de professor. Concluindo, podemos afirmar que para um desenvolvimento curricular de sucesso é importante que o professor tenha um olhar permeado de afetividade para a Educação do Campo
Descrição:
MOURA, Maria Oneide Costa. O currículo e salas multiseriadas uma realidade da educação. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.