UEPB - Repositório Digital

A gestão democrática no combate á indisciplina escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Maria José do
dc.date.accessioned 2017-10-16T17:13:20Z
dc.date.available 2017-10-16T17:13:20Z
dc.date.issued 2017-09-28
dc.identifier.other CDD 371.201
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14805
dc.description NASCIMENTO, Maria José do. A gestão democrática no combate á indisciplina escolar. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este presente trabalho analisa como a gestão escolar baseada em noções democráticas pode desenvolver meios eficazes, diante do grande desafio da indisciplina crescente nas escolas e que está presente parecendo ser cada vez maior contaminando toda a comunidade escolar. Com a falta de limites, que na maioria das vezes pode ser considerado como um dos fatores que mais contribuem para a indisciplina, assim como a falta de envolvimento, de fato, da família no processo de ensino-aprendizagem das crianças, focando que o estreitamento das relações: sociedade, família e escola são considerados de extrema importância no processo educativo, e que de tal forma a gestão escolar, buscando o dialogo e de tal forma, ganhando autonomia na busca de soluções capazes de enfrentar consciente e eficaz a questão da indisciplina, assim como, não pode deixar de valorizar os indivíduos envolvidos, entendendo que, por exemplo, a partir do diálogo as relações podem ser de fato, bem sucedidas como meio para a solução dos problemas que envolvem a escola, dos dias atuais. Foram analisados os conceitos de disciplina e indisciplina, como também em foco as causas e consequências da falta de diálogo; destacando a importância do envolvimento de todos que fazem parte da comunidade escolar e suas responsabilidades quanto ao bom andamento da educação, não deixando em segundo plano, a importância do professor para o combate a este problema, pois entende-se que o mesmo é uma figura de extrema significância pois serve de referência para o aluno em processo de ensino-aprendizagem. Descrevendo ainda as ações realizadas durante o projeto na unidade M.E.F.Dr. Antonio Pereira de Almeida, uma unidade de ensino municipal localizado no município de Santa Rita- Paraíba-PB pertencente à rede municipal de ensino da cidade citada. Por fim considerando que a autonomia, e o envolvimento do gestor nas questões pedagógicas, como promotor do diálogo e a participação da família, assim como, a postura do professor fazem muita diferença para o sucesso de todos os envolvidos no processo educacional pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador:Wallene de Oliveira Cavalcante pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.title A gestão democrática no combate á indisciplina escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta