dc.contributor.author |
Silva, Ângelo Jorge |
|
dc.date.accessioned |
2017-10-16T17:18:40Z |
|
dc.date.available |
2017-10-16T17:18:40Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14810 |
|
dc.description |
SILVA, Ângelo Jorge. Robótica pedagógica como ferramenta para o ensino aprendizagem da matemática. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho versa sobre o uso da robótica pedagógica inserido em sala de aula das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, na cidade de Tupã-SP. O uso da robótica pedagógica em sala de aula tem proporcionado aos alunos e professores uma nova forma de ensino-aprendizagem para o estudo da matemática. As aulas se tornaram mais dinâmicas e os alunos buscam cada vez mais, através dessa nova ferramenta em sala de aula, um aprimoramento para os conteúdos, antes assimilados apenas pelo quadro negro e giz com o apoio do livro didático. Para os professores, é apresentado uma nova perspectiva de ensino com uma metodologia que favorece o aprendizado dos seus alunos e facilita a interação e a abertura de novos pontos para o caminho do conhecimento. Atualmente, os estudantes do Ensino Fundamental estão imersos em um ambiente em que a tecnologia é facilmente percebida: carros celulares e computadores são exemplos que todos conhecem e muitos utilizam, no entanto, poucos entendem. Esses mesmos estudantes passam boa parte do seu tempo na escola estudando conteúdos de matemática, português e paradoxalmente os conceitos que lhe são apresentados parecem distantes. Uma forma de viabilizar o conhecimento cientifico-tecnológico é, ao mesmo tempo estimular a criatividade e a experimentação com um forte apelo lúdico, pode ser proporcionado através da robótica educativa. Assim o aluno entra em contato com novas tecnologias com aplicações praticam ligadas a assuntos que fazem parte do seu cotidiano. O uso da robótica em sala de aula pode trazer melhoras significativas para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, a robótica pedagógica leva aos alunos uma nova perspectiva de aprendizado proporcionando aos alunos um ambiente de interação entre alunos e professores |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica educativa |
pt_BR |
dc.title |
Robótica pedagógica como ferramenta para o ensino aprendizagem da matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |