UEPB - Repositório Digital

As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Andrade, Sineide dos Santos
dc.date.accessioned 2017-10-16T17:22:55Z
dc.date.available 2017-10-16T17:22:55Z
dc.date.issued 2017-09-28
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14812
dc.description ANDRADE, Sineide dos Santos. As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho intitulado “As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental” enfoca o papel das tecnologias e sua importância no incentivo a leitura na escola e a necessidade da formação do hábito da leitura. Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o impacto do projeto de intervenção “Leitura na Mídia” sob o processo de construção da aprendizagem da criança, em especial o desenvolvimento do hábito da leitura e a promoção de agentes disseminadores do incentivo a leitura na escola. Buscamos uma interrelação com autores Lerner (2002), Solé (1999) Moran (2000) Moraes (2000) analisando o processo de aprendizagem da leitura e a formação do leitor e o auxílio das tecnologias digitais. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, obedecendo aos seguintes procedimentos e técnicas: pesquisa bibliográfica, análise do projeto “Leitura na mídia” e observação livre. Tal prática ocorreu em uma Escola municipal da cidade de João Pessoa–PB, numa turma do 5º ano. A investigação revelou que as tecnologias digitais são fundamentais no processo de aprendizagem e na formação do leitor. É evidente que o trabalho com a leitura deve ser cotidiano na qual a apropriação do saber se dará de forma mais significativa quando se trabalha numa perspectiva de integração leitura e as tecnologias. Concluímos que a escola tem um papel importante na formação do hábito de ler, oportunizando ações educativas que estimulam as crianças à leitura. Logo as tecnologias digitais, em especial a robótica pode nos auxiliar a integrar leitura e tecnologias, possibilitando que as crianças criem e recriem histórias e produzam textos literários com o apoio de softwares, aplicativos, mídias diversas, internet e a robótica educacional pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leituras pt_BR
dc.subject Práticas de leituras pt_BR
dc.subject Interação social pt_BR
dc.title As tecnologias digitais auxiliando ao incentivo a leitura no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta