Resumo:
Através da história os Parques Zoológicos passaram de ambientes com o intuito de proporcionar entretenimento e demonstração de poder para locais com perfil ecológico e conservacionista incluindo a Educação Ambiental como parte dos mesmos. O objetivo deste trabalho foi analisar a Percepção Ambiental dos visitantes do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (PZAC – BICA), João Pessoa/PB, Brasil em relação à educação ambiental e diversos temas. Para tal análise a percepção dos entrevistados foi confrontada por três Questões Norteadoras elaboradas para este trabalho e pelo arcabouço conceitual segundo a visão de autores como Reigota, Tozoni-Reis, Moscovici, De Brito, Sanders & Feijó, dentre outros. Quinhentos questionários foram aplicados utilizando o método quali-quantitativo tendo o tamanho amostral sendo estipulado como não-paramétrico e os entrevistados escolhidos por conveniência. Como resultado têm-se a percepção dos visitantes em relação ao significado de meio ambiente, à interpretação de Educação Ambiental, à implementação, manutenção e investimento no setor de Educação Ambiental em parques zoológicos, além dos visitantes se sentirem estimulados a cuidar do meio ambiente após a realização das atividades educativas, mesmo a maioria dos mesmos terem escolhido o lazer como principal objetivo desses espaços. A maior parte dos entrevistados entende que os animais permanecem em cativeiro a fim de contribuir para a “Preservação das Espécies” e que estes animais desempenham papel importante como meio de sensibilização para a educação ambiental nos parques zoológicos.
Descrição:
SILVA, C. C. da. Análise da percepção ambiental de visitantes do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (PZAC - BICA), João Pessoa - Paraíba - Brasil. 2016. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]