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Análise comparativa do tempo de entreverdes de semáforos no município de Patos-PB

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dc.contributor.author Sampaio, Augusto Sérgio Oliveira
dc.date.accessioned 2017-11-22T21:33:54Z
dc.date.available 2017-11-22T21:33:54Z
dc.date.issued 2017-04-25
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14984
dc.description SAMPAIO, Augusto Sérgio Oliveira. Análise comparativa do tempo de entreverdes de semáforos no município de Patos-PB. 2017. 39f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente, os centros urbanos vem crescendo de maneira incontrolável, a partir disso, a população acaba evoluindo e consequentemente seus meios de transporte vão se tornando cada vez mais comuns e numerosos, gerando problemas de gerencimento do tráfego viário, como: estresse e acidentes, diante disso, os semáforos são os principais alvos a serem estudados no presente artigo, mais precisamente os seus tempos de “entreverdes”. O presente trabalho tem como finalidade analisar comparativamente o tempo de entreverdes dos semáforos de regiões que possuem maior fluxo viário no município de Patos, localizado na Paraíba, com os cálculos teóricos. Foram feitas as medições dos cruzamentos da rua Felizardo Leite, Porfírio da Costa, Prado e da avenida Solon de Lucena, renomeadas de Tipo A, B, C e D respectivamente, junto a isso, analisado todos os fatores referentes para que sejam possíveis os cálculos utilizando a fórmula de Grazis. Observou-se que, de acordo com as vias estudadas, foram determinadas as velocidades adequadas, com todos os parâmetros, gerando os valores de 3 segundos de sinal “amarelo” para as ruas e 4 segundos para a avenida. Para o valor de vermelho geral, foi determinado o valor aproximado de zero segundos para todos os pontos de semáforos verificados no trabalho. De acordo com os dados colhidos nos semáforos, houve certo desencontro entre a literatura e medição real dos semáforos, para os sinais amarelos, todos os semáforos foram medidos com 4 segundos, porém nas ruas bastam 3 segundos, o tempo de vermelho geral não foi necessário pelos cálculos da equação de Grazis em nenhum sinal analisado, porém nos tipos C e D foram verificados 2 segundos desse tempo, gerando assim, a percepção de considerações de segurança a mais, ou seja, os problemas de acidentes não são causado pelos tempos de “entreverdes” dos semáforos. pt_BR
dc.subject Acidentes pt_BR
dc.subject Segurança pt_BR
dc.subject Grazis pt_BR
dc.title Análise comparativa do tempo de entreverdes de semáforos no município de Patos-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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