Resumo:
No Brasil, o transporte rodoviário é considerado o principal modal, que de acordo com CNT (Confederação Nacional de Transporte) representa cerca de 61%, porém para sua extensão o país ainda possui poucas vias, muitas das quais encontram-se em estado de completo descaso. Além disso, o crescimento da malha rodoviária não acompanhou o crescimento do volume de tráfego, que por sua vez é constituído por veículos cada vez mais pesados e que podem comprometer o tempo de vida útil do pavimento. Desta forma, é necessária a avaliação do pavimento com o objetivo de encontrar soluções de restauração cada vez mais adequadas e que por sua vez aumentem o nível de serventia dos pavimentos. O presente trabalho tem por objetivo realizar a avaliação objetiva da superfície do pavimento flexível de parte da PB-293 dentro dos limites territoriais da cidade de São Bento – PB, esta constitui a principal via de circulação dentro da cidade que por sua vez encontra-se com inúmeros defeitos. O estudo procurou levantar informações necessárias para garantir a segurança e a trafegabilidade da via para todos os usuários e em particular para o comércio de produção e exportação de produtos têxteis que é marca registrada da cidade. Para isso foi realizado uma análise da via seguindo o procedimento DNIT 006/2003 – PRO que dispõe das diretrizes necessárias para calcular o IGG (Índice de Gravidade Global), parâmetro que oferece um diagnóstico sobre a situação da via e que ser utilizado como ponto de partida para a tomada de decisões de restauração do pavimento. A via foi dividida em três segmentos homogêneos os quais atingiram valores de IGG de 53,57 (regular), 36,05 (bom) e 88,53 (ruim). As soluções ofertadas variaram desde a aplicação de microrrevestimento a recapeamento com correções prévias.
Descrição:
MONTEIRO, Romel. Avaliação objetiva da superfície do pavimento flexível na cidade de São Bento – Paraíba. 2017. 63f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.