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Identificar o conhecimento de acadêmicos de Odontologia quanto à escolha do
método químico mecânico para remoção tecido cariado em dentes decíduos.
Uma amostra de conveniência de 364 acadêmicos, matriculados em 4
Instituições de ensino, se disponibilizaram para responder sobre ao conduta de
remoção tecido cariado diante de um no caso clínico apresentado. Foi aplicado
um questionário para estimar o grau de interesse sobre o tema, conhecimento
e habilidade sobre o método químico-mecânico. Com um percentual
equivalente em cada Instituição, observou-se que a noção sobre a técnica
estava associada a disciplina de Odontopediatria, em 77,6% dos alunos. Dessa
forma, os alunos com maior percentual de formação decidiram em maioria por
técnicas de ART, associado (42,3%) ou não ao removedor químico (41,3%). A
decisão pela técnica de instrumentos rotatórios foi predominante entre alunos
com menor percentual de formação, com 45,4%, correspondente ao quinto
período. Apesar do nível de conhecimento geral relatado, com média de 58,4%,
apenas 3% utilizou o removedor químico durante atividades clínicas. Foram
utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson, com nível de significância utilizado de
5% e houve correlação entre o conhecimento e o período de formação,
considerando a disciplina de Odontopediatria como referência para a fixação e
percepção crítica do removedor químico, bem como influenciando na decisão
da escolha da técnica ART padrão ou modificado para remoção do tecido
cariado em molares decíduos. |
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