Resumo:
Objetivo: Apresentar o panorama da abordagemda disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) nos currículos dos cursos de Odontologia, no Nordeste do Brasil. Métodos: Através de uma busca realizada por meio da internet, 79 IES cadastradas com curso de Odontologia tiveram suas grades curriculares e ementas pesquisadas e analisadas de forma quantitativa. As escolas foram avaliadas sobre: a presença ou ausência de disciplina exclusiva para PNE apresentado em seu currículo; a forma de oferta; e o modo de abordagem do conteúdo. Resultados:Verificou-se que 72% das IES do Nordeste disponibilizam matriz e/ou ementa via internet. Observou-se que dos currículos disponíveis,40,4%das instituições apresentam componente específico de PNE. Desta parcela, 74% ofereciam-na como obrigatória e 13% como eletivas e 13% não informavam; 77% forneciam de modo teórico-prático, 16% apenas teórico, nenhuma apenas prático e 7% não disponibilizavam essa informação. Conclusões:A maior parte dos currículos das instituições estava disponível para acesso livre. Grande parte das IES do Nordeste brasileiro não oferecem uma disciplina no curso de Odontologia exclusiva para PNE. Em relação ao modo de ofertar o componente, predominou o obrigatório. Quanto à forma de aplicar o conteúdo, prevaleceu o sistema teórico-prático, e em nenhum dos currículos foi encontrada escola que o concedesse apenas prático.
Descrição:
ANDRADE, Gérsica Thaís Santos de. Abordagem da disciplina pacientes com necessidades especiais nos currículos de odontologia das instituições de ensino superior do nordeste do Brasil. 2016. 27f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.