dc.contributor.author |
Rodrigues, Cinthia Raquel de França |
|
dc.date.accessioned |
2013-08-09T16:45:10Z |
|
dc.date.available |
2013-08-09T16:45:10Z |
|
dc.date.issued |
2013-08-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 375 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1506 |
|
dc.description |
RODRIGUES, C. R. de. F. O corpo (des)coberto pelo currículo: história, política e pedagogia. 2012. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Propõe-se neste artigo, a discussão acerca da construção do corpo a partir da formulação de ideias presentes na concepção dos currículos escolares, questionando como e qual a intencionalidade do desenvolvimento de programas educacionais que possibilitam uma leitura de práticas que promovem uma neutralização e cristalização das compreensões inerentes à educação escolar e de comportamentos sociais, econômicos e políticos na reprodução cultural e social através da educação e do currículo. Contextualizando os temas expostos implicitamente nos currículos – como as relações de poder, sexualidade, manifestações políticas – aliados ao contexto histórico inserido, pretende-se focar a relação professor/aluno para a adoção de uma visão sociopolítica que concede prioridade ás relações de poder e de controle presentes no processo de organização do conhecimento escolar através da domesticação dos corpos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Elisa Mariana Medeiros Nóbrega |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O corpo (des)coberto pelo currículo: história, política e pedagogia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |