UEPB - Repositório Digital

O corpo (des)coberto pelo currículo: história, política e pedagogia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rodrigues, Cinthia Raquel de França
dc.date.accessioned 2013-08-09T16:45:10Z
dc.date.available 2013-08-09T16:45:10Z
dc.date.issued 2013-08-09
dc.identifier.other CDD 375
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1506
dc.description RODRIGUES, C. R. de. F. O corpo (des)coberto pelo currículo: história, política e pedagogia. 2012. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Propõe-se neste artigo, a discussão acerca da construção do corpo a partir da formulação de ideias presentes na concepção dos currículos escolares, questionando como e qual a intencionalidade do desenvolvimento de programas educacionais que possibilitam uma leitura de práticas que promovem uma neutralização e cristalização das compreensões inerentes à educação escolar e de comportamentos sociais, econômicos e políticos na reprodução cultural e social através da educação e do currículo. Contextualizando os temas expostos implicitamente nos currículos – como as relações de poder, sexualidade, manifestações políticas – aliados ao contexto histórico inserido, pretende-se focar a relação professor/aluno para a adoção de uma visão sociopolítica que concede prioridade ás relações de poder e de controle presentes no processo de organização do conhecimento escolar através da domesticação dos corpos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elisa Mariana Medeiros Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title O corpo (des)coberto pelo currículo: história, política e pedagogia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta