Resumo:
O presente trabalho faz parte do cumprimento das exigênciasdo Estágio Supervisionado Obrigatório.O mesmo vem complementar significativamente o curso de licenciatura, no objetivo de firmar uma experiência necessária ao desenvolvimento e direcionamento à prática pedagógica, como também, uma compreensão maior dos espaços escolares como lugares de construção de saberes. Este trabalhoaborda também algumas reflexões necessárias sobre a Educação de Jovens e Adultos, possibilitando uma análise do contexto histórico político/social estabelecidos no mesmo, assim como as propostas inseridas nesta modalidade de ensino. Dessa forma, EJA como modalidade de ensino visa atender e suprir as necessidades de uma demanda diferenciada, estabelecidas em leis, atuando em diversas regiões, no intuito de diminuir o quadro de analfabetismo no país, configurando-se como um veículo fundamental de apropriação e construção do saber, no qual se busca valorizar de forma significativa o direito ao ensino a jovens e adultos em suas diferentes realidades. Configuram-se neste trabalho algumas perspectivas referentes ao ensino de História, junto às novas tendências curriculares multiculturais, que perpassam e interagem com o sistema educacional em geral, uma vez que, se vê a emergência constante de novos conceitos e práticas pedagógicas para atender aos perfis dos sujeitos construídos atualmente.É a partir dessas perspectivas de nova sociedade que se apresenta tão múltipla em cultura, etnia, linguagens, preferências sexuais e outras diversidades, que a educação escolar e, especificamente o Ensino de História, tem-se constituídos enquanto desafio curricular. Nesse contexto discutimos o processo de formação e atuação docentes frente aos diversificados espaços escolares hoje, sobretudo, as relações existentes entre o ambiente acadêmico e as práticas de ensino. De modo geral o presente trabalho objetivou-se em analisar a partir das experiências do Estágio Supervisionado Obrigatório, em particular, a prática do Ensino de História, a formação profissional docente e as particularidades que compõem a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos.
Descrição:
SANTOS, R. de. C. R. dos. Educação de jovens e adultos: uma visão a cerca da prática de ensino na Escola Antonio Benvindo, Guarabira – PB. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.