Resumo:
Considerando a importância dos grupos de estruturas curriculares elaborados pelas IES para a formação do profissional apto ao mercado de trabalho. De forma complementar com estudos anteriores sobre a discursão formações generalistas ou especialistas, frente à distribuição de disciplinas. Objetiva-se realizar um estudo sobre a relação entre os currículos do curso de Ciências Contábeis e os aspectos socioeconômicos das regiões brasileiras. Para tanto, procede-se metodologicamente com uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa para a análise e interpretação dos dados. Os dados foram coletados através do conceito do ENAD de 2012 com uma população de 130 universidades federais e estaduais que ofereciam o curso de contabilidade. Com uma amostra de 96 universidades que disponibilizaram a matriz curricular do curso. Feito uma análise das disciplinas de cada curso especificamente da área de contabilidade por eixo temático definido pelo X Congresso da ANPCONT. Desse modo, como resultado observar-se que os testes de hipóteses de Kruskal Wallis rejeitaram as hipóteses nulas confirmando assim que a distribuição das disciplinas é igual através das categorias regionais para todos os eixos temáticos, salvo o eixo EPC (Ensino e Pesquisa em Contabilidade), o que nos permite concluir que os currículos não estão alinhados com as diretrizes de entidades reguladores e com as demandas do mercado.
Descrição:
BATISTA, R. A. relação entre as estruturas curriculares do curso de Ciências Contábeis e os aspectos socieconômicos das regiões brasileiras. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.