Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo abordar e afirmar, a necessidade da utilização da música
como documento histórico em sala de aula em especial no ensino de História, como também
apresentar a importância do uso das inovações metodológicas e enfocar a prática do professor
na sua profissionalização enquanto construtor da história, proporcionando novas reflexões
sobre sua prática na busca de melhoria para sua atuação enquanto educador. No entanto,
utilizando-se das afirmativas acima o presente trabalho busca a percepção da música não só
como um suporte no ensino de História, mas também como uma prática pedagógica na qual é
produzida um leque de abordagens visando uma maior potencialidade no processo de ensino e
aprendizagem, entendendo que essa é uma ferramenta que está ligada ao
contextohistóricos.Ademais, o projeto tem a finalidade de mostrar sobre a ótica musical como
é facilitada as representações do contexto político e social do conteúdo abordado. Enfim, as
fontes históricas não devem ser simplificadas a uma mera ilustração de conteúdos uma vez
que são cheias de significados, elas devem permitir ao aluno a construção de sua identidade
como ser histórico crítico/reflexivo.
Descrição:
SILVA, M. K. R. da. A Música como documento histórico na sala de aula. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.