Resumo:
O presente trabalho aborda a questão das classes pobres, sobretudo, a população
negra brasileira, e paraibana. Para tanto, atentamos para as condições que lhes
foram determinadas pela sociedade de final de século XIX e inicio do século XX. O
principal objetivo foi identificar as condições de vida desta população inferiorizada e
marginalizada em meio à sociedade moderna que a excluiu quando da construção
da identidade nacional brasileira. Para realização deste trabalho recorremos aos
estudos culturais, sobretudo, aqueles que discutem a relação entre a história e a
literatura e o uso desta na construção do conhecimento no campo da história. Neste
sentido recorremos aos pressupostos teóricos de autores como Pesavento (2004) e
Certeau (2006). Ainda analisamos textos literários de José Lins do Rego e deles
capturamos as condições a que as pessoas pobres, entre elas as negras ficaram
após a abolição da escravidão. Nas obras desse autor, o foco central é a Paraíba,
por isso, recorremos ao diálogo entre a história e a literatura para pensar acerca das
pessoas pobres e negras. As obras literárias utilizadas foram “Menino de Engenho”
(1980), “Meus Verdes anos” (1980), e “O Moleque Ricardo” (1980). Além de autores
que abordam as classes pobres e negras como sujeitos da história, entre eles:
Chalhoub (1996), Rocha (2006) e Carril (2006).
Descrição:
SILVA, A. R. B. da. Classes pobres e gente negra liberta na Parahyba da passagem do século XIX para o século
XX. 2012. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.