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O ato da leitura é imprescindível para formação de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade, permitindo o desenvolvimento de habilidades pertinentes à aquisição e ampliação de conhecimentos, o que faz com que o indivíduo exerça seu papel social com autonomia. Partindo desse pressuposto, é objetivo geral desde estudo investigar como os professores das turmas do 4º ano do ensino fundamental I, de duas escolas da Rede Municipal de Queimadas-PB lidam com as dificuldades encontradas no processo de leitura pelos alunos. Perscrutamos as práticas desenvolvidas pelo professor e a contribuição do ambiente escolar e da família na formação de um aluno leitor ativo. A Metodologia desse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados, uma entrevista estruturada sob a forma de questionário. Para isso, utilizamos como principais aportes teóricos, Solé (1998); Freire (1984); Kleiman (2002); Soares (2000); Cagliari (1997), Soares (2016), entre outros. Não deixando de compreender a leitura como eixo central e fundamental no processo de ensino aprendizagem e na construção de indivíduos pensantes e colaboradores na sociedade em que estão inseridos. É importante destacar que é necessária a contextualização da realidade discente, ou seja, é preciso que a leitura esteja presente no cotidiano dessas crianças, de modo que ela se torne útil e prazerosa, e assim, se torne possível a construção de sentidos/significados, a partir do ato de ler. Algumas considerações são relevantes como: o ambiente escolar, o professor como incentivador, e as contribuições que a família pode oferecer em relação ao processo de ensino-aprendizagem, sendo estas fundamentais na formação do aluno leitor. No entanto, as dificuldades em relação à leitura são percebidas a partir de atividades negligenciadas por parte dos profissionais da educação devido à ausência de um trabalho significativo, uma correlação com a realidade. Diante disso, é possível observar que, se o docente promover um currículo voltado para práticas pedagógicas que envolvam os alunos e o contexto que cada um está inserido será possível a construção do conhecimento de uma forma significativa e contextualizada. |
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