Resumo:
Este trabalho aborda a usabilidade da nova versão a V3.0 do Sistema de
Controle Acadêmico da Universidade Estadual da Paraíba focado especificamente
no sistema voltado para os discentes da instituição, por isso, foram realizados
testes de usabilidade como um meio de identificar problemas na interação com os
usuários. Para tanto foi utilizado o método de inspeção muito usado para sistema
de pequeno porte e que são acessados através de um browser. Este método é o
percurso cognitivo, para isso o avaliador assume o papel de usuário e faz uma
varredura na interface com o objetivo de identificar os problemas. Foram usados
uma série de passos para poder ter um resultado qualitativo dos dados obtidos, e
também foi desenvolvido uma forma de quantificar o resultado através de um
somatório de pontos positivos e negativo para determinar grau de interação da
interface do sistema. Faz uma estória verídica com os dados obtidos em cada tarefa
e aponta pontos na interface que podem trazer melhorias par a interação. Faz um
comparativo dos resultados obtido no percurso com os dados do trabalho feito com
o sistema anterior da instituição afim de identificar se obteve avanços ou não na
interação. Contudo os resultados mostraram avanços na usabilidade do sistema.
Descrição:
NASCIMENTO, J. C. S. Um estudo avaliativo da usabilidade do módulo discente do sistema acadêmico da UEPB. 2017. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.