Resumo:
O presente trabalho consiste em um estudo teórico-prático fruto da análise da aplicação do Pensamento Computacional (PC), sob uma perspectiva inclusiva para o ensino de Computação na Educação Básica. A pesquisa foi desenvolvida no município de Brejo do Cruz- PB, com uma amostra composta por 54 alunos do 6º ano do ensino fundamental que teve como requisito prático a aplicação de instrumentos metodológicos inerentes ao PC, que se caracterizou a partir da definição da metodologia a ser abordada no referido trabalho, que partiu desde um estudo bibliográfico e teórico, ao estudo de caso que tinha como finalidade a disseminação do PC, e o desenvolvimento de competências extremamente inerentes à formação dos alunos, uma vez que as atividades norteadas possibilitam uma interligação entre as mais diversas áreas do conhecimento que compõe o currículo escolar, dentre elas a matemática, por exemplo. O PC foi mensurado a partir do conhecimento dos alunos em programação e os alunos, a partir de critérios predeterminados. Os resultados estabelecem parâmetros que viabilizam um processo de articulação, levando em consideração as diferentes perspectivas que o ensino de Computação atrelado ao conceito do PC poderá expandir à aprendizagem.
Descrição:
DANTAS, J. S. O pensamento computacional na educação básica: uma análise sob a perspectiva do ensino de computação. 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.