Resumo:
O ensino de programação no ensino fundamental vem se destacando pois ajuda o aluno a desenvolver mais raciocínio lógico, no entanto existem alguns desafios em relação ao ensino deste tema. Com isso, existem diversas ferramentas que prometem facilitar o processo de ensino-aprendizagem da programação para iniciantes. No entanto, para que essas ferramentas sejam escolhidas, é necessário que sejam devidamente avaliadas. Dentre várias formas de avaliação de software, destaca-se o Design Emocional que busca identificar determinadas emoções nos usuários ao utilizar um determinado artefato. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a avaliação de um software educacional voltado para o ensino de programação, levando em consideração alguns conceitos do Design Emocional. A pesquisa apresenta caráter exploratório e foi realizada a partir de um estudo de caso com a turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raquel Minervino de Carvalho que tinha como objetivo a criação de Aplicações para celulares com Sistemas Operacionais Android utilizando o software App Inventor2. Os dados dessa pesquisa foram obtidos por meio de questionário aplicado aos alunos que participaram do projeto e a abordagem adotada para a análise dos resultados é quantitativa e qualitativa. Como resultado, percebeu-se que a maioria dos sentimentos despertados pelo uso do software foram positivos; quando o produto desperta sentimentos positivos nos usuários eles conseguem desenvolver habilidades e a criatividade. O uso dos emotions para expressar os sentimentos das crianças ao utilizar o software teve grande importância nos resultados, uma vez que facilitou na hora de responder o questionário.
Descrição:
SILVA, L. A. L. Utilização e avaliação de um software com finalidade educacional por alunos de uma escola pública com base no design emocional e no uso de emotions. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.