Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir o processo de gestão documental, fazendo com que o leitor tenha uma visão clara de como funciona o gerenciamento da documentação na Gerência Operacional de Arquivo e Documentação (GOARD) da Secretaria de Estado da Administração SEAD/PB. Neste diagnóstico é demonstrado passo a passo a gestão documental e como funciona o arquivo GOARD, sendo apresentado alguns conceitos sobre o assunto. Aponta-se também como é realizado o processo de arquivamento da documentação que chega até o arquivo, demonstrando alguns problemas no arquivo e possíveis soluções de melhorias. A metodologia utilizada foi uma revisão da literatura para situar os leitores sobre o que seria uma gestão documental, bem como o uso do plano de classificação e a tabela de temporalidade. Além disso, utilizou-se a vivência da autora no dia a dia dentro do arquivo, esboçando detalhadamente os processos que lá ocorrem. Os resultados apresentados serão de grande valor para os leitores, pois muitos não sabem o quanto um arquivo público tem dificuldades na aplicação de métodos que ajudem a melhorar a sua gestão, pois há um despreparo de muitos servidores e gestores, e ainda há resistência para a mudanças.
Descrição:
SILVA, S. D. de M. Análise da gestão documental dos processos 2014 da Gerência Operacional de Arquivos e Documentação do Estado da Paraíba (GOARD) da Secretaria de Administração SEAD/PB. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]