Resumo:
No decorrente estudo será trabalhada uma proposta pedagógica para facilitar no
processo de ensino e aprendizagem da Física com alunos da EJA. Todo conteúdo
trabalhado será baseado nas ideias de Paulo Freire engajando a pedagogia da
experimentação problematizadora. O intuito da pesquisa é apresentar ao estudante
as três pedagogias experimentais problematizadoras, para facilitar no processo de
ensino e aprendizagem, e com isso, mostrar que a Física está presente em tudo
que pensamos e falamos. Foram realizadas duas pesquisas, a primeira no ano de
2014, na Escola Estadual João Silveira Guimarães com estudantes da EJA do 1°
ano do Ensino Médio, em relação ao ensino de Física. E a segunda no ano de 2017
na Escola Cidadã Integral Técnica, foram aplicados os conhecimentos da
experimentação problematizadora, também com uma turma de 1° ano na cidade de
São Bento- PB. A pesquisa é de campo com aspectos qualitativos e quantitativos,
descritiva e bibliográfica. Os resultados apresentados em gráficos serão referentes
a pesquisa realizada em 2014 na escola João Silveira Guimarães. E a segunda
pesquisa é apresentada a aplicação de uma aula que foi realizada de acordo com
as etapas da experimentação: iniciou-se a aula com a problematização inicial, o
intuito é envolver o aluno nesse primeiro momento relacionando a teoria com o seu
próprio cotidiano. Em seguida tem-se a organização do conhecimento, é neste
ponto onde serão organizadas todas as ideias e opiniões relatadas pelos mesmos.
E por fim a aplicação do conhecimento com a pratica. Nas considerações finais será
feita uma análise entre as duas pesquisas para observar se os resultados da
experimentação problematizadora contribuem ou não no aprendizado do educando.
Descrição:
VIDAL, D. F. O processo de ensino e aprendizagem da Física com o uso da experimentação problematizadora em uma turma de EJA do ensino médio. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.