Resumo:
A Educação Básica constitui-se da Educação Infantil até o Ensino Médio. A forma de ministrar esse ensino, deve estar voltada para a realidade da vida do educando, oferecendo-lhe possibilidades para que ele possa progredir em sua vida profissional e acadêmica. É de suma importância, para o sucesso do discente, que sua educação comece a ser bem trabalhada, desde os primeiros passos na escola. Na Educação Infantil, ressalta-se o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade, no Ensino Fundamental, visa-se a continuidade do desenvolvimento da aprendizagem, esperando que, em seu término, o aluno já tenha obtido total domínio da leitura, da escrita e do cálculo. O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica, e o educando, no final dessa etapa, precisa estar preparado para o trabalho e
para iniciar seus estudos em nível superior. Faz-se necessário que, para que se obtenha esses resultados no final do Ensino Médio, haja um processo de construção do conhecimento muito bem trabalhado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Ao se falar em Ensino Fundamental, ressalta-se aqui a importância das séries iniciais, do 1º ao 5º ano. O pedagogo inclui-se com grande importância nesse processo de desenvolvimento da aprendizagem escolar, pois ele atuará, direta ou indiretamente, com o discente, seja como professor em sala de aula, como supervisor escolar, como coordenador educacional, ou até mesmo como gestor escolar. Atuando em qualquer dessas funções citadas, o pedagogo será protagonista na organização do fazer escolar
Descrição:
SANTOS, Gerlane Silva dos. Políticas e práticas da educação infantil no Brasil. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.