Resumo:
O presente trabalho se propõe a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Antônio Pereira de Almeida. Quando pensamos em dificuldades de aprendizagem vem a nossa mente algo do tipo, incapacidade que o indivíduo apresenta para realizar uma determinada atividade, mas compreendo que essas dificuldades na leitura e na escrita poderá ser sanada; e para isso se faz necessário que a professora da turma busque metodologias diferenciadas capazes de levar o aluno a ler e escrever, uma vez que o homem não nasce sabendo, é preciso viver em um ambiente que o estimule a desenvolver suas potencialidades. Logo, função da escola é propiciar aos alunos caminhos para que eles aprendam cada vez mais e possibilitem aos mesmos, atuar criticamente em seu meio social. As práticas discursivas de leitura e escrita tendem a ajudar estas crianças em suas dificuldades, verificando os métodos para identificá-las e tratá-las. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa em fontes bibliográficas (livros, artigos). Os resultados permitirão a possibilidade de identificação das dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização e como tratá-las logo no início. O tratamento se dá no início pela observação para depois ingressar no acompanhamento psicológico, terapêutico e também acompanhamento psicopedagógico oferecido pela equipe escolar em sala de aula ou fora dela. Muitas das atividades trabalhadas no dia-a-dia escolar ajudam a criança no desenvolvimento de suas faculdades intelectuais (escrita e leitura)
Descrição:
SILVA, Maria José Silva de Lima Nascimento. Leitura e escrita e as dificuldade de aprendizagem. 2014. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.