Resumo:
Resultado de pesquisas realizadas durante o curso de Geografia e da experiência em sala de aula, oportunizada pelo Estágio Supervisionado, em escolas públicas de ensino fundamental e médio, este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem de Geografia com ênfase para o uso das geotecnologias como recurso didático na educação básica. Estudos recentes, desenvolvidos por pesquisadores da área geográfica, confirmam que as tecnologias da informação colaboram de forma mais precisa na análise do espaço geográfico porque dispõem de softwares que disponibilizam uma gama de representação de diferentes paisagens, as quais constituem fontes de leitura essenciais na ampliação do conhecimento geográfico dos estudantes, possibilitando-lhes observar, conhecer, explicar, comparar e representar as especificidades do lugar em que vivem, bem como as de outras paisagens e espaços geográficos, permitindo-lhes, assim, uma maior aproximação com o seu contexto espacial. Nesta perspectiva, o uso das geotecnologias pode se revestir de fundamental importância na metodologia do ensino de geografia dada a sua diversidade de recursos. No entanto, faz-se importante enfatizar a necessidade de novos olhares sobre a prática e a formação docente, que na maioria das vezes, caracterizam-se pelo modelo tradicional e não condizem com a realidade de seus alunos, frutos de uma nova geração onde as tecnologias assumem papel preponderante na maneira de viver, organizar-se, trabalhar e conviver em sociedade
Descrição:
ALBUQUERQUE, Roberto Lúcio de. Geografia escolar, do livro didático ao uso das geotecnologias: uma reflexão pedagógica. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.