UEPB - Repositório Digital

A velhice em um novo contexto midiático: enxergando o corpo na perspectiva publicitária

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Lívia do Nascimento
dc.date.accessioned 2018-03-07T11:47:52Z
dc.date.available 2018-03-07T11:47:52Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 659.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15619
dc.description OLIVEIRA, L. do N. A velhice em um novo contexto midiático: enxergando o corpo na perspectiva publicitária. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A velhice ainda vem sendo tratada pelos meios de comunicação de forma bastante estereotipada, tendo sua imagem em algumas publicidades limitadas apenas às propagandas que lhes inferioriza. Contrariando tal perspectiva, o presente artigo tem por objetivo dar visibilidade a algumas seletas propagandas, que dão oportunidades de mostrar os idosos que se aceitam, sem precisarem recorrer a técnicas de antienvelhecimento. Nessas imagens é possível perceber uma quebra de padrões pela sociedade e mídia, no qual temos que aceitar um único perfil de moda e beleza para estar dentro de uma norma que a sociedade espera e impõe, sendo estes aspectos os de jovem, belo e audaz. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas em que se faz uso de autores como Debert, Sibilia, Sant’Anna entre outros, e também o analisar de imagens, onde se faz uso de quatro diferentes publicidades, mas com o mesmo propósito, abordando uma nova perspectiva do tratamento dado à velhice e ao seu corpo no domínio midiático, sendo elas: um ensaio de joias para a revista Vogue, realizado por Tom Ford, um ensaio sensual efetivado pelo artista Erwin Olaf, a propaganda Viva beleza viva da revista Natura e, por último, um ensaio fotográfico para um calendário da marca Pirelli. Nas respectivas propagandas serão analisados os diferentes papéis e contextos que os velhos estão inseridos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edna Maria Nóbrega Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Velhice pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.title A velhice em um novo contexto midiático: enxergando o corpo na perspectiva publicitária pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta