dc.description.abstract |
A velhice ainda vem sendo tratada pelos meios de comunicação de forma bastante
estereotipada, tendo sua imagem em algumas publicidades limitadas apenas às propagandas
que lhes inferioriza. Contrariando tal perspectiva, o presente artigo tem por objetivo dar
visibilidade a algumas seletas propagandas, que dão oportunidades de mostrar os idosos que
se aceitam, sem precisarem recorrer a técnicas de antienvelhecimento. Nessas imagens é
possível perceber uma quebra de padrões pela sociedade e mídia, no qual temos que aceitar
um único perfil de moda e beleza para estar dentro de uma norma que a sociedade espera e
impõe, sendo estes aspectos os de jovem, belo e audaz. O presente trabalho foi desenvolvido a
partir de pesquisas bibliográficas em que se faz uso de autores como Debert, Sibilia,
Sant’Anna entre outros, e também o analisar de imagens, onde se faz uso de quatro diferentes
publicidades, mas com o mesmo propósito, abordando uma nova perspectiva do tratamento
dado à velhice e ao seu corpo no domínio midiático, sendo elas: um ensaio de joias para a
revista Vogue, realizado por Tom Ford, um ensaio sensual efetivado pelo artista Erwin Olaf, a
propaganda Viva beleza viva da revista Natura e, por último, um ensaio fotográfico para um
calendário da marca Pirelli. Nas respectivas propagandas serão analisados os diferentes
papéis e contextos que os velhos estão inseridos. |
pt_BR |