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Dificuldade na leitura no Ensino Fundamental I

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dc.contributor.author Alves, Marinilda Gomes Torres
dc.date.accessioned 2018-03-07T17:58:35Z
dc.date.available 2018-03-07T17:58:35Z
dc.date.issued 2017-09-28
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15662
dc.description ALVES, Marinilda Gomes Torres Alves. Dificuldade na leitura no Ensino Fundamental I. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo deste trabalho, propõe-se a pesquisar sobre as dificuldades de aprendizagem da (leitura) dos capítulos relacionados a este trabalho de conclusão de curso, tem uma abordagem dentro da perspectiva de métodos de alfabetização, sobre um tema que vem preocupando as famílias, os professores, as escolas e, sobretudo os alunos que nem sempre vêem os resultados de seus esforços para aprender. Objetiva-se a reflexão sobre essas dificuldades na leitura no ensino fundamental I. Poderá entender melhor as teorias e modelos das dificuldades de aprendizagem e quais são as dificuldades específicas da aprendizagem, para atender esta demanda, a relação família X escola, bem como o auxilio da literatura para o tema proposto. Para a metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa enfocando a pesquisa bibliográfica. Utilizou-se como referencial teórico a concepção de vários educadores sobre o tema bem como, as reflexões pessoas sobre o objeto a ser investigado. Com esse intuito, tento explicar por que algumas crianças, independentes das suas inteligências normais, das suas acuidades sensoriais, seus comportamentos motores e sócio - emocionais, não aprendem a ler. No entanto, o presente TCC visa relatar as ações de intervenção junto a Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria de Melo, sitia-se na zona rural no município de Salgado de São Felix - PB, onde por meio de um diagnóstico detectou-se que os educandos do ensino fundamental I, possuem grande dificuldade no ato de ler e também na sua compreensão. No decorrer do nosso trabalho visualizamos o primeiro relatório constando sobre a Gestão Escolar, no segundo relatório trata da Educação Infantil, já o terceiro relatório refere-se a Ensino Fundamental I. Procuramos dar atenção aos segundo e terceiro relatórios. Assim evidenciam-se ações desenvolvidas em uma escola pública, focalizadas na metodologia de projetos, apresenta como questão central conhecer as principais causas das dificuldades no processo de leitura, conceituar aprendizagem e dificuldades da mesma analisando a opinião da literatura e educadores quanto ao seu papel nas dificuldades de leitura. A leitura é definitivamente indispensável para que o indivíduo tenha uma comunicação com o mundo e para tirar as informações que ele perceba como adequadas para sua sobrevivência. Para a realização do estudo. Observamos que a leitura é trabalhada diariamente, o que amplia a compreensão do aluno e melhora o seu rendimento escolar. De acordo com as respostas dos sujeitos são usados como recursos na intervenção atividades lúdicos, bem como livros paradidáticos e música que proporcionaram a criança um melhor desenvolvimento de suas capacidades de linguagem oral e escrita. As crianças aprendem quando estão presentes certas integridades básicas e quando são oferecidas oportunidades adequadas para a aprendizagem. Como resultados obtidos destacam-se a importância da intervenção pedagógica nas dificuldades de aprendizagem (leitura) bem como a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizages pt_BR
dc.title Dificuldade na leitura no Ensino Fundamental I pt_BR
dc.type Other pt_BR


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