dc.description.abstract |
O ensino de Geografia é feito em muitas vertentes, não só teóricos, mas também metodológicos e práticas que permitem enriquecer o processo ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo discutir a formação inicial dos professores licenciados em Geografia, bem como analisar suas práticas e utilização dos recursos didáticos, e como esses recursos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino da Geografia. Os aspectos levantados na pesquisa têm como base a experiência vivenciada do autor como profissional de educação e do estágio supervisionado na Escola Estadual Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos, localizada na cidade de Alagoinha/PB. A metodologia de pesquisa baseia-se em leituras bibliográficas, para isso foram consultados autores, tais como: (CAVALCANTE, 2010); (VISENTINI, 1997); (CASTELLAR, 2003) dentre outros. Foram feitas observações de aulas, aplicações de questionários com alunos, professores e direção da escola supracitada. Nos resultados da pesquisa detectamos que se faz necessário que alguns docentes revejam a sua metodologia e práticas, referente ao ensino de Geografia, deixando o método tradicional, onde é caracterizado apenas nas elaborações de perguntas e respostas, tendo como objetivo apenas repassar conteúdos pela memorização. É preciso inovar a prática docente para que as aulas se tornem mais criativas, participativas e atrativas para uma aprendizagem significativa. |
pt_BR |