UEPB - Repositório Digital

A formação do professor e os recursos didáticos utilizados nas aulas de geografia no ensino médio: análise na Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos- Alagoinha/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Itamar Nunes da
dc.date.accessioned 2018-03-12T15:24:10Z
dc.date.available 2018-03-12T15:24:10Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15672
dc.description SILVA, I. N. da. A formação do professor e os recursos didáticos utilizados nas aulas de geografia no ensino médio: análise na Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos- Alagoinha/PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Geografia é feito em muitas vertentes, não só teóricos, mas também metodológicos e práticas que permitem enriquecer o processo ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo discutir a formação inicial dos professores licenciados em Geografia, bem como analisar suas práticas e utilização dos recursos didáticos, e como esses recursos podem contribuir para uma aprendizagem significativa do ensino da Geografia. Os aspectos levantados na pesquisa têm como base a experiência vivenciada do autor como profissional de educação e do estágio supervisionado na Escola Estadual Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos, localizada na cidade de Alagoinha/PB. A metodologia de pesquisa baseia-se em leituras bibliográficas, para isso foram consultados autores, tais como: (CAVALCANTE, 2010); (VISENTINI, 1997); (CASTELLAR, 2003) dentre outros. Foram feitas observações de aulas, aplicações de questionários com alunos, professores e direção da escola supracitada. Nos resultados da pesquisa detectamos que se faz necessário que alguns docentes revejam a sua metodologia e práticas, referente ao ensino de Geografia, deixando o método tradicional, onde é caracterizado apenas nas elaborações de perguntas e respostas, tendo como objetivo apenas repassar conteúdos pela memorização. É preciso inovar a prática docente para que as aulas se tornem mais criativas, participativas e atrativas para uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sharlene da Silva Bernardino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.title A formação do professor e os recursos didáticos utilizados nas aulas de geografia no ensino médio: análise na Escola Estadual de Ensino Fundamental Médio e Agenor Clemente dos Santos- Alagoinha/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta