Resumo:
O estágio é um momento de ressignificação e aplicação prática dos saberes específicos aprendidos na graduação. Oportuniza ao docente em formação a observação, a pesquisa, o planejamento, a execução, a avaliação de diferentes atividades pedagógicas e a troca de experiências importantes para a construção de um caráter crítico. Neste sentido, o presente artigo reúne aspectos observados durante o Estágio Supervisionado em Geografia, realizado por alunos do curso de Licenciatura, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O presente trabalho visa relatar a importância que a disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia teve para a formação inicial e profissional do futuro professor, as percepções teórico/praticas das fases de observação e regência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo de Sousa Pinheiro (EMEFMCSP), em Cachoeirinha, município de Tacima/PB. O estágio foi dividido em três fases: A fase de orientação foi dotada de embasamento teórico por parte da professora orientadora; A segunda fase se deu na escola objeto da pesquisa, com coleta de dados e caracterização da unidade educacional, bem com as observações em salas de aula, nas turmas de 6° ano, 7° ano e 9°ano no turno vespertino. A terceira fase, estágio/regência, se deu a partir da orientação por parte da professora da disciplina, ao desenvolvimento e aplicação de um projeto temático de ensino em forma de regência, e por fim, o relatório final. É no estágio que o futuro docente tem uma pequena noção de como será na pratica a sua área de atuação.
Descrição:
SILVA, V. da. A importância do estágio supervisionado para o ensino de geografia: um relato de experiência. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.