Resumo:
Timor-Leste, o primeiro novo Estado do século XXI, é uma pequena ilha asiática, ex-colônia portuguesa. A história desse país é marcada por um brutal genocídio advindo dos 24 anos de ocupação pela Indonésia. Após anos de luta, em 20 de maio de 2002, finalmente, o Timor-Leste torna-se independente. Durante e após esse processo de independência é importante mencionar a relação do Brasil com a mais nova nação. Com destaque para a cooperação bilateral entre os países, principalmente, na cooperação técnica, cultural, educacional e de defesa. Nesse contexto, em abril de 2012, é firmado um acordo entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Ministério da Educação da República Democrática do Timor-Leste com o objetivo de contribuir na reconstrução do pós-guerra do Estado timorense. Portanto, este trabalho busca investigar as contribuições do retorno dos estudantes de pós-graduação na UEPB ao Timor-Leste. Dessa forma, analisar de que modo esses timorenses estão ajudando para a construção do Estado. Em particular, pretende-se compreender como está ocorrendo o pós-cooperação internacional educacional entre o Brasil e Timor-Leste e em que medida essa cooperação está sendo eficiente. Para isso, foram realizadas entrevistas, via facebook e whatsapp, além disso, também foi adotado o método de observação-participante junto aos estudantes timorenses. Assim sendo, considera-se que as contribuições dos egressos UEPB representa um caminho para o desenvolvimento do Timor-Leste.
Descrição:
SANTANA, J. R. de. As contribuições de pós-graduados timorenses para a construção do Estado Timor-Leste: os egressos da UEPB. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]