Resumo:
O presente artigo aborda o tema da ludicidade como possibilidade metodológica para o ensino de Geografia na educação básica. A ludicidade está diretamente ligada ao brincar e ao jogar, sendo considerada por alguns autores como uma prática que proporciona o desenvolvimento do aprendizado. Este trabalho visa mostrar, através de relatos de experiências, a importância da ludicidade no ensino da Geografia. A pesquisa foi iniciada a partir do levantamento bibliográfico e da análise de relatos de experiências pedagógicas de professores que utilizaram o lúdico para ministrar aulas de alguns temas da Geografia escolar, no âmbito de três escolas, sendo uma estadual, uma municipal e outra particular, em três municípios do estado da Paraíba (Mari, Sobrado e João Pessoa). Assim, são apresentadas nesse trabalho reflexões sobre a importância da busca por novas metodologias de ensino para a Geografia escolar da atualidade e o papel do professor na construção de uma prática pedagógica que se mostre mais atraente aos alunos e que contribua no desenvolvimento de suas habilidades, partindo de sua realidade espacial de vivência. Desse modo, é possível mostrar que a Geografia pode ser abordada de forma mais atrativa aos alunos e com isso trazer resultados positivos em relação à aprendizagem.
Descrição:
SILVA, P. G. da. O ensino de geografia por meio da ludicidade: um relato de experiências em municípios paraibanos. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.