dc.description.abstract |
Este trabalho propõe uma reflexão acerca da experiência obtida através do estágio supervisionado, produzido a partir de levantamento bibliográfico e da vivência nas aulas de Geografia do ensino fundamental, na turma do 7º ano, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ivan Bichara Sobreira, localizada no município de Lagoa de Dentro – PB. O objetivo deste artigo é discutir e refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente. Como também averiguar se a inserção de instrumentos tecnológicos pode vir a ser aliada para um processo de ensino aprendizagem inovador e eficaz. Trazemos como suporte teórico, dentre outros, os seguintes autores: ANTUNES (2010), KIMURA (2008), RIOS e MENDES (2009), PIMENTA (2011), MACHADO (2002), CAVALCANTE (2009), SCALABRIN e MOLINARI (2013) os quais indagam diretamente com as questões que permeiam o tema aqui abordado. De início foi necessário fazer um levantamento sobre a estrutura física e pedagógica da instituição estudada. Logo após, foram feitas observações em sala de aula para conhecer o campo de atuação. Assim, por fim, foi elaborado o planejamento das aulas junto ao professor regente e consequentemente foram feitas as regências. Momentos importantes que nos fizeram compreender a real carência do ensino de geografia na escola. Como também, nos fizeram analisar, como estão sendo empregadas as metodologias em sala de aula. Assim, propor que novos recursos didáticos e tecnológicos fossem inseridos no cotidiano escolar para que torna-se as aulas mais dinâmicas, incentivando a participação dos alunos e tendo como resultados uma melhor assimilação dos conteúdos. |
pt_BR |