dc.description.abstract |
O avanço das novas tecnologias de informação e comunicação segundo Silva e Davi (2012) modificou a dinâmica de diversos setores da sociedade, a escola não deve ficar fora dessa mudança, nesse sentido, esse trabalho pretende abordar o uso do filme como um recurso didático no processo de ensino da geografia, pois, o filme apresenta-se como uma possibilidade de inserir essas novas tecnologias no ambiente escolar. Para Antunes (2010) Uma das principais características da Geografia é a formação de um olhar diferenciado sobre o mundo em sociedade, na construção desse chamado olhar geográfico são utilizadas inúmeras técnicas, desde a simples descrição ou até mesmo uma sofisticada imagem de satélite, dentre elas, o filme que segundo Moreira (2012) pode ser uma das técnicas utilizadas, pois, apresenta uma representação de aspectos importantes analisados pela Geografia. Para analisarmos os aspectos que o uso do filme proporciona, utilizamos as ideias defendidas por Menezes e Oliveira (2015) e Pires e Silva (2014). Como qualquer outro recurso didático é preciso estabelecer uma série de critérios, além disso, um planejamento é indispensável, partindo da escolha e posterior exibição e exploração da obra cinematográfica. De acordo com Rivero (2007) uma similaridade entre a Geografia e o Cinema é a pluralidade de temas abordados, dessa forma, esse trabalho apresenta uma breve relação de filmes e seus respectivos temas. |
pt_BR |