Resumo:
A música tem um papel fundamental na vida de cada ser humano na medida em que ela perpassa gerações e culturas. Esse artefato midiático é inerente ao cotidiano social e pode ser de extrema importância para a problematização de temas prementes na sociedade. A geografia escolar é preponderante para a discussão desses temas que são intrínsecos ao cotidiano social e pode, por meio da “musicalização” tornar possível a realização de aulas mais prazerosas tanto ao professor como ao aluno, como apontado por FERREIRA (2010). Aproveitando-se a bagagem cultural de cada indivíduo, mostrou-se mais fácil a sua compreensão de cotidiano e sua capacidade reflexiva acerca de muitas mazelas sociais presentes em seu meio socioespacial. A escolha das letras de músicas foram feitas levando em consideração a cultura que está “impressa” na identidade discente, o que tornou possível um melhor entendimento sobre o seu cotidiano. Essa pesquisa nos trouxe resultados positivos, uma vez que os alunos se mostraram mais assíduos em sala de aula e os objetivos foram alcançados à medida que os discentes participaram mais veementemente das aulas e das discussões de cotidiano.
Descrição:
SOUSA NETO, I. F. de. Perspectiva musical e a ressignificação do ensino geográfico: a utilização da música como instrumento didático para a compreensão do cotidiano na geografia escolar. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.