dc.description.abstract |
O estágio supervisionado obrigatório nas licenciaturas é a oportunidade do estudante poder exercitar a atividade profissional que o espera. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi fazer um estudo sobre a epidemia da Dengue, Zica e Chicungunha, a partir da Pedagogia de Projetos em Geografia, tendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (EEEFMTTC), em Tacima/PB, como espaço escolar da citada prática. A atividade foi iniciada com a elaboração do projeto temático, durante o período de março a abril de 2016. Em seguida, foi realizada a fase de Regência, com a participação de cinco estagiários que se revezaram nas apresentações do projeto de ensino com a temática UM OLHAR GEOGRAFÍCO SOBRE A “DENGUE” (Aedes eegypti). O objetivo foi orientar os discentes sobre a origem e proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes eegypti, bem como, fazer leituras de mapas e de gráficos estatísticos para proporcionar uma maior compreensão da problemática e seus agravantes no Brasil e suas regiões, enfatizando a região nordeste. Os resultados obtidos nesse trabalho foram satisfatórios, dada a participação do alunado nas atividades, que contribuíram, de maneira para o desenvolvimento de diversas concepções, opiniões, ações e práticas relacionadas à Geografia do meio, vivenciadas pelos discentes. É importante destacar que o contato direto do estagiário com o espaço escolar é fundamental, porque é nele que o futuro professor irá vivenciar e enfrentar os seus desafios, procurando se tornar melhor qualificado na docência. |
pt_BR |