UEPB - Repositório Digital

Um olhar geográfico sobre a epidemia da dengue a partir da pedagogia de projetos - experiência de ensino médio em Tacima/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rosário, Renato Pereira Padilha do
dc.date.accessioned 2018-03-15T18:11:04Z
dc.date.available 2018-03-15T18:11:04Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15803
dc.description ROSÁRIO, R. P. P. do. Um olhar geográfico sobre a epidemia da dengue a partir da pedagogia de projetos - experiência de ensino médio em Tacima/PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado obrigatório nas licenciaturas é a oportunidade do estudante poder exercitar a atividade profissional que o espera. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi fazer um estudo sobre a epidemia da Dengue, Zica e Chicungunha, a partir da Pedagogia de Projetos em Geografia, tendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Tercílio Teixeira da Cruz (EEEFMTTC), em Tacima/PB, como espaço escolar da citada prática. A atividade foi iniciada com a elaboração do projeto temático, durante o período de março a abril de 2016. Em seguida, foi realizada a fase de Regência, com a participação de cinco estagiários que se revezaram nas apresentações do projeto de ensino com a temática UM OLHAR GEOGRAFÍCO SOBRE A “DENGUE” (Aedes eegypti). O objetivo foi orientar os discentes sobre a origem e proliferação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes eegypti, bem como, fazer leituras de mapas e de gráficos estatísticos para proporcionar uma maior compreensão da problemática e seus agravantes no Brasil e suas regiões, enfatizando a região nordeste. Os resultados obtidos nesse trabalho foram satisfatórios, dada a participação do alunado nas atividades, que contribuíram, de maneira para o desenvolvimento de diversas concepções, opiniões, ações e práticas relacionadas à Geografia do meio, vivenciadas pelos discentes. É importante destacar que o contato direto do estagiário com o espaço escolar é fundamental, porque é nele que o futuro professor irá vivenciar e enfrentar os seus desafios, procurando se tornar melhor qualificado na docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Práticas de projetos pt_BR
dc.title Um olhar geográfico sobre a epidemia da dengue a partir da pedagogia de projetos - experiência de ensino médio em Tacima/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta