Resumo:
A presente pesquisa aqui enfocada tem como principal objetivo refletir sobre o ensinar e aprender geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo um trabalho realizado em duas escolas paraibanas da cidade de Pirpirituba-PB, que visa esclarecer questionamentos levantados com relação a educação nas instituições privadas e públicas, relacionadas a seu contexto social. O mesmo apresenta também, propostas para professores polivalentes atuantes em sala de aula, propondo novas condições para o melhoramento da educação, seja ela, Privada ou Pública. Nos quais discentes e docentes, independentes de suas perspectivas geográficas, fazem parte de um contexto onde o aluno é o sujeito integrante desse mundo de aprendizagem. Aqui valorizando a ideia de que cabe ao professor pensar sobre o modo como cada assunto, conteúdo, será abordado em sala de aula, uma vez que o mesmo é o mediador do processo didático. Desta forma, entende-se que o estudo da Geografia na Escola está recheada de práticas tradicionais que continuam a distorcer a realidade construída ao longo das mudanças que a geografia passou e vem passando. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em pesquisas bibliográficas e aulas observadas com alunos do quinto ano do fundamental na Escola Externato da Mônica e na EEEF Monsenhor Walfredo Leal, todas da cidade de Pirpirituba-PB.
Descrição:
SOUSA, E. A. de L. Reflexão: sobre aprender e ensinar geografia no ensino fundamental (anos iniciais). 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.