dc.description.abstract |
Na contemporaneidade, faz-se necessário a vivência do cidadão comprometido com o êxito da vida no planeta Terra, respeitando o direito de viver das gerações futuras. Assim, orientados pela linha de pesquisa: Educação e cidadania, usufruindo de uma das categorias de análise geográfica, o lugar, é o “espaço” deste nosso trabalho. Em sua nova visão, o lugar ganha uma abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam (SUERTEGARAY, 2001). A pesquisa tem como objetivo apresentar a horta como ferramenta eficaz para o ensino e aprendizagem a cerca do espaço geográfico na concepção ambientalista, tendo em vista o desenvolvimento de uma postura de sustentabilidade local dos sujeitos envolvidos da comunidade escolar Artur Dias Ferreira, localizada na zona rural, Umari, município de Serra de São Bento - RN. Queremos através desta, mostrar que para o êxito educacional com uma postura de sustentabilidade é preciso adaptar a realidade local com os conteúdos de sala de aula. Para realização deste trabalho, usufruímos também da metodologia de analise bibliográfica e documental. Neste sentido, o presente trabalho está fundamentado à luz da LDB, PCN, PNEA, RCNEI, Boff (2004), Capra (2003), Freire (2006), Morin (2001), Gadotti (2000), Gutiérrez (2008), Feitosa (2008), Vygotsky (1993), dentre outros. |
pt_BR |