UEPB - Repositório Digital

Horta: uma práxis numa vivência de educação e sustentabilidade ambiental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Feitosa, Maria Ariadny Moreira
dc.date.accessioned 2013-08-14T16:07:05Z
dc.date.available 2013-08-14T16:07:05Z
dc.date.issued 2013-08-14
dc.identifier.other CDD 333.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1582
dc.description FEITOSA, M. A. M. Horta: uma práxis numa vivência de educação e sustentabilidade ambiental.2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Na contemporaneidade, faz-se necessário a vivência do cidadão comprometido com o êxito da vida no planeta Terra, respeitando o direito de viver das gerações futuras. Assim, orientados pela linha de pesquisa: Educação e cidadania, usufruindo de uma das categorias de análise geográfica, o lugar, é o “espaço” deste nosso trabalho. Em sua nova visão, o lugar ganha uma abrangência de significado deixando de ser compreendido apenas como um espaço produzido, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo e que agrega idéias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam (SUERTEGARAY, 2001). A pesquisa tem como objetivo apresentar a horta como ferramenta eficaz para o ensino e aprendizagem a cerca do espaço geográfico na concepção ambientalista, tendo em vista o desenvolvimento de uma postura de sustentabilidade local dos sujeitos envolvidos da comunidade escolar Artur Dias Ferreira, localizada na zona rural, Umari, município de Serra de São Bento - RN. Queremos através desta, mostrar que para o êxito educacional com uma postura de sustentabilidade é preciso adaptar a realidade local com os conteúdos de sala de aula. Para realização deste trabalho, usufruímos também da metodologia de analise bibliográfica e documental. Neste sentido, o presente trabalho está fundamentado à luz da LDB, PCN, PNEA, RCNEI, Boff (2004), Capra (2003), Freire (2006), Morin (2001), Gadotti (2000), Gutiérrez (2008), Feitosa (2008), Vygotsky (1993), dentre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Severino dos Ramos Alves da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sustentabilidade ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Horta pt_BR
dc.title Horta: uma práxis numa vivência de educação e sustentabilidade ambiental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta