dc.contributor.author |
Santos, Romário Farias Pedrosa dos |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-19T15:23:55Z |
|
dc.date.available |
2018-03-19T15:23:55Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.891 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15848 |
|
dc.description |
SANTOS, R. F. P. dos. O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino de geografia: uma análise das práticas docentes das escolas estaduais Major Antônio de Aquino/Mulungu - PB e José Soares de Carvalho/Guarabira - PB. 2017. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho aborda o uso dos recursos tecnológicos no ensino de Geografia onde o objetivo foi realizar uma análise da prática docente frente a utilização desses recursos, dessa maneira, foi construída uma discussão sobre as tecnologias da informação e da comunicação, seu potencial no ensino e como a Geografia pode atuar na formação de indivíduos da era digital. Para isso, foi necessário a utilização de pesquisas bibliográficas que deram o embasamento teórico para a construção desse trabalho, bem como foi utilizada pesquisas em âmbito nacional, como a do Comitê Gestor de Internet no Brasil – CGI.BR sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino. Esses dados foram alinhados com uma pesquisa sobre o uso dos recursos tecnológicos por professores e alunos, realizada em duas escolas estaduais, uma da cidade de Mulungu – PB, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Antônio de Aquino e outra da cidade de Guarabira – PB, a Escola Estadual Integral de Ensino Médio Professor José Soares de Carvalho. Os dados nacionais e os das pesquisas locais, realizadas nas duas escolas estaduais, mostraram o crescimento do uso das tecnologias da informação e comunicação pelos jovens em idade escolar do ensino médio, bem como a utilização por parte dos professores desses recursos para o planejamento e a execução de suas aulas, porém alguns problemas em relação a estrutura das escolas foram evidenciados, estas dificultam a atuação docente. Por fim foi evidenciado a necessidade de investimentos do estado na formação continuada dos professores e também na estruturação das escolas, onde o quesito tecnológico deve ser disponibilizado nas escolas e então ser utilizado pelos professores como um aliado na construção de conhecimentos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
O uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino de geografia: uma análise das práticas docentes das escolas estaduais Major Antônio de Aquino/Mulungu - PB e José Soares de Carvalho/Guarabira - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |