UEPB - Repositório Digital

A experiência do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, Pirpirituba - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Margarida Ferreira da
dc.date.accessioned 2018-03-19T15:25:47Z
dc.date.available 2018-03-19T15:25:47Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15851
dc.description SILVA, M. F. da. A experiência do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, Pirpirituba - PB. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo é qualificado como um relato de experiência, sendo elaborado a partir de pesquisas bibliográficas e da vivência do estágio supervisionado nas aulas de Geografia em turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, localizada no município de Pirpirituba-PB. O objetivo deste trabalho é refletir e discutir a importância do Estágio Supervisionado na formação e qualificação de professores, contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino da Geografia. O Estágio Supervisionado possibilita um momento oportuno de realizações, sendo fundamental para a formação e exercício da carreira profissional dos professores, permitindo um contato relevante com a sala de aula, assim como, a experiência com alunos e professores através do ensino. Para embasamento teórico utilizamos os seguintes autores: CASTROGIOVANNI (2009), CAVALCANTI (1998, 2002, 2012), DEMO (2000), FREIRE (2011), KAERCHER (2006), PICONEZ (1991), PIMENTA (2011), PONTUSCHKA (2009) PAGANELLI (2009) CACETE (2009), REGO (2007), TARDIF (2010), dentre outros. Através dos resultados foram constatados fragilidades e potencialidades no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas turmas mencionadas. Considerados satisfatórios, os resultados mostram dificuldades e perspectivas no ensino da Geografia, sendo necessário refletir sobre a adoção de novas metodologias e práticas de ensino, valorizar a formação de professores, visando melhorar a qualidade do ensino, aumentando a participação dos alunos e, consequentemente contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem entre professores e alunos em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Michele Kely Moraes Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title A experiência do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, Pirpirituba - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta