Resumo:
A indisciplina em sala de aula é um dos grandes desafios na educação nacional, tanto para os alunos, quanto para professores e família, pois afeta a construção do indivíduo em seus diversos aspectos. Sendo assim, esta pesquisa surge de uma preocupação despertada em minhas vivências durante o estágio em educação infantil e ensino fundamental I, em escolas públicas no município de Fagundes-PB, também como professora auxiliar de uma turma de educação infantil em uma escola particular no município de Campina Grande-PB, nas quais percebemos em algumas crianças comportamentos que nos remetem à indisciplina, o que poderá comprometer de certa forma o processo ensino-aprendizagem.Diante disso o referido artigo busca compreender como e porque as crianças, da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, manifestam comportamentos que poderão ter como consequência a indisciplina em sala de aula. Nessa pesquisa foi feita uma abordagem qualitativa e buscamos subsídios teóricos que favorecessem a construção dos conhecimentos para aprofundar e compreender como o fenômeno da indisciplina afeta o processo de escolarização de crianças em educação infantil e ensino fundamental I. Não foram utilizados procedimentos metodológicos como entrevistas, questionários, trabalho de campo, entre outros.
Descrição:
BARBOSA, Rosiane Araújo. Indisciplina em sala de aula: desafios à prática docente. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2018. [Artigo]