dc.description.abstract |
Uma cooperativa de crédito, muito embora não tenha os mesmos princípios
e/ou interesses financeiros de um banco comercial, possui a necessidade
básica de se fortalecer e encarar a competitividade no mercado. Para tanto
este trabalho teve como objetivo apresentar a percepção dos Associados da
Cooperativa de Crédito Sicoob-PE, a partir da utilização dos serviços
financeiros oferecidos pela unidade singular instalada no município de Amparo,
na Microrregião do Cariri Ocidental Paraibano no ano de 2017. Classifica-se
quanto aos meios de investigação como uma pesquisa de campo. E, no que diz
respeito a sua natureza, trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica;
documental; exploratório-descritiva; com abordagem qualitativa. A pesquisa foi
desenvolvida com os cooperados da unidade singular do SICOOB Credipajeú,
instalada no município de Amparo, localizada no Cariri Ocidental Paraibano. Os
resultados mostraram que os principais produtos e serviços utilizados, pelos
cooperados foram: cartões, investimentos, seguro, consórcio e outros.
Identificou-se também que os associados que possuem conta em outra
instituição financeira, justificaram essa afirmação ao apontarem como motivo:
melhores taxas e outros serviços. No tocante a indicação de sugestão de
melhoria no atendimento, contatou-se que os cooperados citam a implantação
de caixas eletrônicos na agência; a necessidade de mais funcionários; e
sugerem prolongar o horário de atendimento. Infere-se, que fornecer qualidade
no serviço implica em atender as expectativas do usuário; e, oferecer ao cliente
aquilo que ele espera receber. E, se a percepção do usuário está ligada ao
atendimento dessas expectativas, então, a prestação de serviços deve oferece
qualidade, confiabilidade, benefícios e principalmente excelência. |
pt_BR |