Resumo:
A prática de games é um meio para entretenimento, passar o tempo e para estimulação da
aprendizagem, sem contar que os games fascinam as crianças e adolescentes. Os jogos digitais
não foram feitos para serem utilizados em sala de aula, mas podem apresentar possibilidades
educativas. Em nosso trabalho o game Angry Birds Space é aplicado como uma ferramenta
para auxiliar o professor nas suas aulas e também como um agente motivador para os
discentes. Aqui vemos o game como um facilitador para o ensino de gravitação, de modo a
promover um ganho de interatividade e um maior envolvimento por parte dos discentes com o
conteúdo estudado. Participaram dessa pesquisa 19 alunos do primeiro ano do ensino médio
de uma escola pública de Cacimba de Dentro-PB. A pesquisa consistiu na junção das aulas
com o jogo, ou seja, foi utilizada a sequência didática para o ensino de gravitação e a
utilização do jogo para facilitar a abordagem dos conceitos desse conteúdo. Utilizamos em
nosso aporte teórico as teorias da aprendizagem de Piaget e Vygotsky. Os resultados dessa
pesquisa apontaram que os alunos são sensíveis a ausência de metodologias alternativas à
tradicional exposição de conteúdos em sala de aula. Podemos destacar que os estudantes se
mostraram motivados em sala de aula; a maior participação dos alunos, a ampliação dos
questionamentos, indicam que a metodologia escolhida pode gerar bons resultados no ensino
de Física, de modo a aproximar o ensino ao cotidiano dos alunos.
Descrição:
FERREIRA, Ana Suênia de Pontes .O jogo Angry Birds Space como ferramenta pedagógica para o ensino de física: estudo aplicado na EEEFM Pedro Targino da
Costa Moreira em Cacimba de Dentro-PB. 2017. 37 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.