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Partindo da percepção de que o livro didático exerce particular influência no meio escolar, em especial no ensino das ciências, a presente pesquisa propõe uma análise, sob um enfoque conceitual e histórico-filosófico, da abordagem do “experimento crucial” e a teoria da luz e cores de Newton em livros didáticos de Física presentes na relação do PNLD/2015 para o Ensino Médio. Para tanto, analisamos cinco livros de coleções diferentes, observando o espaço destinado à teoria, a forma de abordagem, alguns dos elementos histórico-filosóficos explícitos e implícitos e discorremos sobre estes elementos, como se apresentam, e a sua influência sobre a compreensão de questões de cunho epistemológico concernentes à compreensão da natureza da ciência e do trabalho científico. Em geral, alguns equívocos históricos e epistemológicos foram observados, sendo estes últimos os mais danosos quando, a partir do uso de imagens e descrições textuais, concorrem não somente para a má compreensão de questões próprias da natureza da ciência e do trabalho científico, mas também carregam equívocos conceituais que prestam um desserviço ao ensino da teoria de Newton e, em particular, à apresentação do experimento crucial. |
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